Escolas de Barueri comemoraram o Dia da Consciência Negra - ENGENHO NOVO

teste

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

MARINHEIRO ESPORTES

MARINHEIRO ESPORTES
MARINHEIRO ESPORTES

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Escolas de Barueri comemoraram o Dia da Consciência Negra

Escolas de Barueri comemoraram o Dia da Consciência Negra com festa
clique na imagem para ampliar  
Alunas representando marroquinas na Julio Gomes
No mês de novembro, mais precisamente no dia 20, é comemorada a Consciência Negra, em homenagem a Zumbi dos Palmares. A data foi adotada na grade curricular das escolas da rede municipal de Barueri para trabalhar e resgatar entre os estudantes a cultura afro-brasileira.

Pensando nesse resgate, as escolas Taro Mizutori (da Vila São Luiz) e Julio Gomes Camisão (do Parque Imperial), administradas pela Secretaria de Educação de Barueri, realizaram projetos para comemorar esta data com os alunos.

A escola Taro Mizutori trabalhou a “Africanidade: para uma sociedade sem preconceitos”. A professora de história Alda do Carmo Amaral, responsável pelo projeto, fez um trabalho interdisciplinar que envolveu os professores de música, matemática, língua portuguesa, arte e expressão corporal.

Os alunos decoraram dez salas inspirados nos ritmos, comidas típicas, personalidades e na origem da humanidade. A sala de religiões remontou a um terreiro de candomblé e a várias outras crenças. A aluna Andréia Thaylinne dos Santos, 16 anos, representou uma cigana e achou a experiência maravilhosa. “Antes eu tinha medo de algumas religiões, hoje, aprendendo sobre elas, vejo que são crendices. Foi muito bom estudar as religiões”, relatou.

Já a escola Julio Gomes expôs na quadra da escola a cultura de 20 países da África, com suas comidas, roupas e objetos típicos. O evento contou com apresentação dos alunos da 6ª série, que representaram, em forma de dança, a cultura africana desde os tempos dos navios negreiros até aos dias atuais. Também houve exposição de fotos de alunos negros da escola e pintura de sombreamento das cores africanas.

A professora responsável pelo projeto, Ana Paula Santos Silva, explicou porque resolveu trabalhar essa questão com os alunos. “Para os alunos saberem que a África não se resume só a escravidão. E terem consciência que nossa origem veio da África, porque somos uma miscigenação.”   
Fotos
 
Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARKHA

MARKHA
MARKHA

ASSINCO Cursos Profissionalizantes

ASSINCO Cursos Profissionalizantes
ASSINCO Cursos Profissionalizantes ligue: 4199-4490... Cursos nas áreas de tecnologia são cada vez mais solicitados pelas empresas, em virtude de ser uma área promissora que torna o mercado de trabalho cada vez mais exclusivo, deixando de fora quem não faz cursos e especializações. Basta observar qualquer segmento mercadológico, que, por maior que seja à distância com a tecnologia, de alguma forma, em algum momento será preciso dominar um computador. Escolas de tradição como a ASSINCO INFORMÁTICA – de Barueri entre outras vem buscando novas formas de agregar o ensino a seus alunos e conquistar um novo publico. Para informações dos cursos da Assinco ligue: 4199-4490

Post Top Ad

Responsive Ads Here